quinta-feira, 24 de maio de 2012

RELEASE



NO TEMPO DAS MATINÊS

Paulo Tardin é um pesquisador e colecionador de raridades do cinema e da televisão.  Possui filmes de cowboys, seriados de aventuras, policiais, heróis da selva, comédias, terror, espionagem, documentários, clássicos etc., (em fitas de vídeo, DVDs e películas de 16 e 35 mm) da chamada ERA DE OURO DO CINEMA.

Criador da Fã Clube Cine - TV Nostalgia, que reúne – hoje – cerca de 18.000 aficionados por todo o país, Tardin resgata em sua gigantesca coleção perto de 35.000 títulos raros e mais fotos, pôsteres e “lobby-cards”, além de livros e revistas em quadrinhos, inclusive o primeiro “Western”, produzido em 1903.
Também comerciante (lojas de discos e locadoras de filmes), Paulo viu-se na obrigação de transformar a sua casa em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, em um verdadeiro museu, tal a imensidão do seu acervo.
Cinéfilo desde 1950 (nasceu na década anterior), Paulo Tardin começou sua coleção ainda menino, recolhendo – do assoalho da cabine de projeção do velho “poeira” da cidade natal – os fotogramas esquecidos dos filmes de faroestes. Também levava “para guardar em casa” – dizia – após a última sessão noturna, alguns cartazes expostos; gesto que classifica, hoje, “apenas como troca de titularidade”, brinca.

Ele fez muitas viagens pelo Brasil afora, e também ao exterior, em busca de imagens que se consideravam perdidas.  E conhecer as planícies selvagens (dos Estados Unidos da América), onde eram realizados os filmes preferidos da sua infância e, se possível, travar um contato pessoal com seus ídolos, eram outros desafios a serem vencidos.

E Paulo Tardin conseguiu tornar realidade suas fantasias infantis: viajando pela América do Norte, entre os Estados da Califórnia, Arizona, Nevada e Utah, pôde conhecer os belíssimos palcos naturais por onde desfilavam os grandes heróis, incluindo aí o Grand Canyon, Vasquez Rock`s e o maravilhoso Monument Valley, cenário predileto do mestre John Ford.

Por vários anos seguidos tem participado do LONE PINE FILM FESTIVAL (Lone Pine, outro magnífico cenário hollywoodiano), onde conheceu e se tornou amigo de antigos mitos das matinés de outrora: ROY ROGERS, o Rei dos Cowboys; GENE AUTRY, o primeiro Cowboy-Cantor; MONTE HALE, o Príncipe das Planícies; IRON EYES CODY, o mais famoso Pele-Vermelha dos faroestes; WILLIAM WITNEY, o mais bem sucedido diretor dos westerns B e seriados de aventuras, fonte de inspiração para o mago STEVEN SPIELBERG. ( O veterano Witney dirigiu, entre outras grandes produções, ROBUR – O CONQUISTADOR DO MUNDO,  baseado em livro de Jules Verne, com Charles Bronson e Vincent Price ).

Tardin fez amizade também com as ‘mocinhas’ PEGGY STEWART (uma das mais assíduas e favoritas dos anos 40 e 50); VIRGINIA MAYO (loura fatal, muitas vezes; estrelou com James Cagney FÚRIA SANGUINÁRIA); e outros atores-cowboys: GEORGE MONTGOMERY, HARRY CAREY JR., JOHN AGAR, FRANK COGLAN JR. ( o Billy Batson do Capitão Marvel, aquele do “SHAZAM” ).

Partes do fantástico acervo de Paulo Tardin têm sido apreciadas através de Mostras realizadas em espaços nobres, no Rio de Janeiro, como: CINEMATECA DO MUSEU DE ARTE MODERNA; FUNDAÇÃO REAL GRANDEZA (FURNAS); CENTRO CULTURAL CÂNDIDO MENDES; FUNARTE (AUDITÓRIO MURILO MIRANDA DO TEATRO CLAUCE ROCHA); MUSEU DA REPÚBLICA; MUSEU DO TELEPHONE ( atual OI-FUTURO DO FLAMENGO, onde foi resgatada a memória do cômico ANKITO, com uma concorrida mostra de seus filmes e a presença do mesmo); e, em São Paulo, no CENTRO CULTURAL, com o ciclo intitulado “NO TEMPO DAS MATINÉS”, nome que serve, aliás, para um livro que Tardin está escrevendo e espera lançar brevemente.

Atualmente, Paulo Tardin vem se dedicando também a restaurar filmes brasileiros (muitos considerados desaparecidos): O PETRÓLEO É NOSSO (54); CHICO VIOLA NÃO MORREU (57) – vida romanceada do cantor Francisco Alves, o “Rei da Voz”; LUZ DOS MEUS OLHOS (47) – fita rodada pela Atlântida e primeiro filme de Cacilda Becker.  Também fazem parte do projeto diversas séries de TV que fizeram delícias com as crianças das décadas passadas, inclusive a famosa NATIONAL KID.

Do grande arquivo de raridades do seu acervo foi selecionada uma sequência do lendário cowboy do cinema mudo TOM MIX, para ser inserida no filme sobre o consagrado compositor brasileiro HEITOR VILLA LOBOS, obra do cineasta Zelito Vianna. Muitas outras cenas de filmes raros e antigos são também cedidas para muitas novelas de época das TVs do Brasil.

Paulo Tardin foi nomeado membro titular do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO ESPÍRITO SANTO, em reconhecimento ao seu trabalho de preservação da memória cinematográfica.

( Lauro Affonso Faria – JORNALISTA – Reg. Profissional: DRT- 17.834/RJ ).

 

10 comentários:

  1. Ola Paulo, meu nome e Luiz Fernando e, sou de 1940, portanto, adoraria assistir varios desses filmes, mas como nos Estados Unidos, mas sempre estou indo ao Brasil, onde fico por 3 meses ou ate mais, entao quero saber se vc aluga ou vende esses filmes, por favor me responda, ok um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Fernando

      Desculpe a longa demora para lhe responder.Tive problemas de vírus no meu site.
      Sim,esses filmes estão todos à sua disposição,em DVD.Por favor,envie mensagem Ditamente para o e mail : cinetvnostalgia@uol.com.br
      que fica bem mais Ra´pido e Prático para lhe responder,ok?
      Abração
      Paulo

      Excluir
  2. Alô Paulo, em breve estarei ai prestigiando seu imenso acervo e adiquirindo alguns exemplares, o dificil e escolher entre a infinidade dos titulos dos varios generos de seu acervo.
    E mesmo uma volta "NO TEMPO DAS MATINÊS".
    Amigo do FÃ CLUB CINE TV NOSTALGIA.

    UM FORTE ABRAÇO.

    Jose Lucio Sarria. 11/12/2012
















    ResponderExcluir
  3. Paulo, parabens pelo site, mas não achei em lugar nenhum a amneira de adquirir os filmes, os preços, o envio, etc.
    Como fazer ?

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE VOCE VENDE CÓPIAS DOS FILMES ANUNCIADOS?

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo
    Quando assisti a reportagem na TV sobre você fiquei impressionado como uma pessoa poderia gostar mais de cinema que eu. Infelizmente por questões diversas não possuo uma coleção que gostaria de ter. mas vou contar minha história e o que desejo:
    Quando era criança em São Joaquim do Monte, cidade do interior de Pernambuco ficava ansioso para chegar a quinta feira, dia de feira livre na cidade e também quando funciona o cinema improvisado na casa paroquial. Corria para ver os cartazes dos filmes de Durango Kid e outros cowboys. uma emoção forte me invadia quando via aqueles cartazes. Certa vez, começaram a passa um seriado chamado mistério nas selvas, mas infelizmente não me lembro porque razão não vi o final. Aquilo ficou na minha cabeça. Procurei por todos esses cinéfilos, mas nenhum me conseguiu satisfazer meu desejo de ter esse seriado. Vi uma relaão de seriados antigos um com o nome Mistério das selvas, da Universal Studios, cujo título em inglês é The Jungle Myste em 12 capítulos com Ray Taylor e Tom Tyle. Gostaria de saber se você conhece esse seriado e se eu poderia adquiri uma cópia. A história é semelhante a de Tarzan, um jovem é perdido na selva e a família o procura, mas muito mais realista, pois ele permanece peludo feito macaco.
    Muito Agradecido pela atenção
    Abraço

    Pedro Cabral Cavalcanti

    ResponderExcluir
  6. ola paulo nao e um cometario e sim gostaria de comprar uns dvd de postagem mais nao estou conseguindo entrar no e mail mando os nomes chefe apache trilha apache rumo ao pacifico massacre no fort holman valentes ate a morte trilhos da morte flecha ligeira espero retorno carlos fernandes um forte abrasco

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos

    Quando quiser se comunicar conosco,faça-o Diretamente
    pelo nosso e mail : cinetvnostalgia@uol.com.br
    Fica Muito Mais Fácil.
    Com relação aos filmes que deseja :
    1 Seriado 3o,oo
    6 Filmes x 2o,oo 12o,oo
    Correio 13,oo
    Total---------163,oo
    ---E você ainda tem direito à Mais 2 DVDs Grátis,à sua escolha.
    Depósito no
    Bradesco ag 998-9 conta 1952-6 ou
    Banco do Brasil ag 0155-4 conta 12870-8,em nome
    de Paulo Tardin de Siqueira.
    Ficamos no aguardo a confirmação do amigo.
    Tudo de bom
    Paulo
    ----- Original Message -----

    ResponderExcluir
  8. À propósito,Qual o seu e mail?Fica muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  9. Ola Paulo
    Complementando as informações que enviei plo email, existe brindes de dvds por quantidade de filmes pedidos?o preço é um só independente da quantidade ou varia de acordo (no caso de filmes, não seriados).

    ResponderExcluir